Skip to main content

Diante das negativas do governo os metroviários(as) entrarão em greve a partir do dia 21/03 (2ª-feira)

seviçodequalidade


Desde que o governo decidiu entregar o metrô para a iniciativa privada, a categoria metroviária de Belo Horizonte vem tentando, através do seu Sindicato, obter informações sobre como ficaria a situação dos trabalhadores da empresa que são concursados. Até ontem, dia 15 de março, o governo não havia sequer aberto qualquer tipo de diálogo.

Foi através da intermediação do Judiciário que os representantes do governo se reuniram ontem com a diretoria do SINDIMETRO-MG para dizer que não teria nada de positivo para os trabalhadores e que não teria qualquer negociação, pois os trâmites legais para a privatização da empresa estavam dados e que os trabalhadores teriam mais um ano de estabilidade com o novo patrão e partir daí quem decidiria seria os novos donos do metrô.

Nossa luta tem sido muito dura porque tanto a categoria como a população vem sendo prejudicadas com a política privatista de Paulo Guedes e Bolsonaro. A categoria que vê seus direitos sendo reduzidos, seus salários corroídos e a população que começou a pagar uma passagem muito cara.

O governo e os meios de comunicação de massas, vem fazendo uma grande propaganda contra o que é público no Brasil, para eles tudo que é estatal é ruim e ineficiente, falam meias verdades e grandes mentiras. As instituições públicas no Brasil funcionam com enorme esforço de seus trabalhadores, os funcionários públicos, que são trabalhadores competentes, que estudaram para passar em um concurso e se prepararam para prestar serviços de qualidade.

Por outro lado, a iniciativa privada, que na maioria das vezes financia as campanhas de políticos, vendo nestes serviços um bom lugar para obter lucros, abre uma campanha enorme e repete incansavelmente que eles são indeficientes, enquanto os governos tratam de sucatear o patrimônio público para reforçar esta mesma campanha.

O preço da gasolina está alto não é porque a Petrobras é estatal, pelo contrário, é porque a Petrobras já está quase toda privatizada. Assim é o preço das passagens no metrô, que eram R$1,80 e foram para R$4,50, não porque o metrô é estatal, mas porque querem privatizá-lo e fazer dele um negócio lucrativo. O metrô não foi feito para dar lucro, mas na lógica capitalista selvagem, tudo tem que dar lucro e a população trabalhadora que se dane.

Nós somos contra essa lógica do lucro a qualquer preço, por isso decidimos entrar em greve, como último recurso para defender o nosso ganha-pão e o direito das pessoas de irem e vir. A nossa luta é a luta de todo o povo trabalhador, oprimido explorado por este sistema injusto.

A partir de 0h do dia 21, vamos paralisar parcialmente nossas atividades e, como manda a lei, funcionar em escala mínima entre 10 e 17 horas. E basta o governo negociar que estaremos dispostos a cumprir a escala integral, mas não somos bobos da corte para acreditar em conversa fiada.

Viva a luta das metroviárias e metroviários de Minas Gerais e do Brasil!

Viva a luta do povo trabalhador contra o massacre e a exploração pela qual estão passando!

assembleia160322

#greve #metrô #bh #sindimetromg #nãoaprivatização

 

 

Busque no nosso site


NOTÍCIAS SINDIMETRO-MG

Comunicados de aviso pr

🚨Atenção categoria Metroferroviária!  O Sindicato continuará recebendo os comunicados de aviso p...

Demissões irresponsáveis na metrôBH

No dia 4/4, iniciou-se o plano de demissão coletiva programado pela metrôBH. É previsto pela empr...

NOTA: ATA DA REUNIÃO SOBRE O DESLIGAMENTE DE FUNCIONÁRIOS.

Hoje (22) estiveram reunidos o representante jurídico da metrôBH e o Sindicato para negociação da...

NOTA: HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO SINDICATO 21/03/2024.

ATENÇÃO CATEGORIA METROVIÁRIA: AMANHÃ, 21/03/2024, O SINDICATO FUNCIONARÁ ATÉ ÀS 14 HORAS - POR ...

ATA DA REUNIÃO METRÔBH-SINDIMETRO: DESLIGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS.

A metrôBH se reuniu com Sindicato com o intuito de negociar a dispensa coletiva. O Sindicato repu...

NOTA: BOLETIM JURÍDICO N°01/2024 - CONFIRA!

Na esteira de garantir máxima transparência das ações do SINDIMETRO-MG e, também, evidenciar as m...

Nota: divulgação da lista dos ganhadores identificados - KITchurrasco

RETIRADA ATÉ 01/03 E IDENTIFICAÇÃO ATÉ DIA 28/02. Segue lista completa dos ganhadores do kit chu...

Nos trilhos da cultura

“A chegada do trem na estação”, 1895, é um filme francês realizado pelos irmãos Lumière - pio...

Contato pelo WhatsApp